Registo das Actividades

2.º Período

1ª Semana (5 e 9 de Janeiro) – Aulas 53/54 e 55/56

Tal como o vento, também as férias são uma fonte bastante importante de energia e, como tal neste regresso às aulas todos os elementos do grupo voltaram com entusiasmo para retomar  o trabalho e começar finalmente a tão aguardada parte prática do nosso projecto.

Assim, na 1ª aula apressámo-nos a rever e analisar a calendarização prevista para este 2º Período, elaborada no período anterior.

Fizemos medições em papel cenário para para depois forrar a placa de madeira que servirá de base à maqueta e conversámos sobre as fases seguintes do trabalho e os materiais necessários para a concretização destas mesmas fases.

No dia 9, conseguimos adquirir, na oficina da escola,  a placa de madeira para a base da maqueta e procedemos rapidamente à colagem do papel de cenário na mesma. Posteriormente, desenhámos ainda na base da maqueta, um esboço das áreas referentes às 4 zonas a constar nesta.

2ª Semana (12 e 16 de Janeiro) – Aulas 57/58 e 59/60

Nesta semana, no dia 12 continuámos a traçar as áreas da maqueta: desenhámos mais especificamente cada uma das zonas, ficando nesta aula concluída esta tarefa.

Decidimos ainda quais os locais onde se iriam fazer os furos por onde irão passar os fios eléctricos.

No dia 16, houve mais trabalho prático: furou-se a placa de madeira para a passagem dos fios nos locais definidos na aula anterior. Pregaram-se também cubos de madeira nos cantos da maqueta para que esta ficasse com a altura desejada. Terminada esta parte, enquanto alguns elementos do grupo iniciaram a realização de dois cartazes, um com curiosidades sobre energia eólica e outro com a definição de alguns conceitos relativos a este tema, os restantes ocuparam-se da realização da estimativa relativa à região de Lisboa.

→ Na secção da Galeria, já se encontram as fotos que ilustram estas duas semanas de trabalho como fases iniciais do projecto. 🙂

3ª Semana (19 e 23 de Janeiro) – Aulas 61/62 e 63/64

Começámos esta semana por elaborar as planificações dos edifícios habitacionais (casas e prédios) em cartão que aproveitámos de caixas de cereais. Continuámos também a trabalhar na elaboração dos cartazes que iniciámos na semana anterior.

Nesta 1ª aula, fizemos uma lista dos materiais que nos eram necessários e rumámos a Coimbra em busca dos mesmos.

Assim, na 2ª aula desta semana como já tínhamos os materiais fizemos o campo de ténis com tecido verde e feltro cor-de-laranja e os telhados das casas com cartolina canelada vermelha. Com flores e vegetação artificiais, construímos algumas árvores para o preenchimento da zona de espaços verdes e de lazer.

De igual modo, como as planificações dos edifícios de habitação foram terminadas e montadas durante a semana, iniciámos a pintura dos mesmos recorrendo a guaches de várias cores. Conseguimos ainda terminar os dois cartazes iniciados na semana anterior.

4ª Semana (26 e 30 de Janeiro) – Aulas 65/66 e 67/68

Na 1ª aula desta semana continuámos e concluímos a pintura das casas e prédios. Com tecido verde, forrámos a zona de espaços verdes e de lazer. Fizemos pesquisas acerca da energia fornecida por uma turbina de grande porte a propósito da estimativa que estamos a realizar e fomos ainda solicitar uma autorização à direcção da escola para podermos afixar os nossos cartazes e, como esta nos foi dada, procedemos de imediato à sua afixação.

No dia 30, foi elaborada a estimativa relativa à região de Coimbra. A partir das dimensões das casas, já prontas, foram ajustadas as medidas para os telhados, ficando também estes terminados. Com diversos materiais fizemos a parte de cima daquilo que viriam a ser algumas árvores para colocarmos na zona de espaços verdes e de lazer.

Deixe um comentário